As olheiras podem ser resultado de cansaço, noites mal dormidas, mele muito branca, hereditariedade, má nutrição, fumo, má circulação… Se você tem, como eu, olheiras diariamente, mesmo dormindo bem, é porque provavelmente tem predisposição para isto.
Existem tratamentos para elas, mas o melhor que você pode fazer para resolver é associar todos, pois nenhum deles é 100% eficaz. É recomendado um laser de luz pulsada que se chama Limelight. Particularmente, fiz uma sessão e será a única. Antes de sair fazendo, saiba que dóóóói muito.
Por isso resolvi escrever um guia de como os nutrientes e alimentos podem ajudar você:
1- Sal: além de provocar a retenção de líquidos (neste caso debaixo dos olhos!), o consumo elevado de sal também prejudica a circulação, fazendo sobressair os pequenos vasos capilares na zona dos olhos. O efeito é aquele preto-azulado que denuncia grandes olheiras.
2- Álcool e cafeína (café, coca-cola, chá preto…): Vários estudos já comprovaram que o abuso destas substâncias está relacionado com o tom escuro das olheiras.
3- Água: beba no mínimo 2 litros por dia para incentivar uma boa circulação.
4- Alimentação: procure seguir uma alimentação saudável e equilibrada. Por vezes, as olheiras surgem devido à falta de vitamina K (presente no arroz integral, ovos, farinha de aveia, trigo, alfafa, milho, batata-doce, fígado, soja e leite) ou antioxidantes – abasteça-se desses mesmos com a ingestão de muita fruta e legumes, especialmente espinafres, couves e alface. As vitaminas do complexo B ajudam a reduzir a água de retenção, que muitas vezes faz com que os olhos fiquem inchados.As diferentes vitaminas do complexo B trabalham em conjunto, por isso deve-se assegurar que se tome toda a sua gama.Os alimentos ricos em várias vitaminas são as nozes (vitaminas B1 e B7), o iogurte (B2 e B5), o salmão selvagem (B3), espinafre (B9) e ostras (B12). Nozes, salmão e espinafre também contêm vitamina B6.
5- Suplementação: tome um multi-vitamínico. As pessoas com maior tendência para exibir olheiras têm, não raras vezes, insuficiências no que toca às vitaminas B6, B12 e ácido fólico – compense com o uso de vitaminas.
6- Cuidados locais: receitas caseiras como rodelas de pepino sobre os olhos, ou um saquinho de chá de camomila  úmido e frio sobre cada olho (podem ser preparadas de véspera), ou uma batata crua ralada e embrulhada num pano  colocado sobre os olhos, são outras soluções apontadas para resolver o problema. Deixar por 15 a 30 minutos.
Além disso, lembre sempre de passar um bom filtro solar, usar óculos de sol e ficar longe do cigarro.

Se você tiver mais dicas, compartilhe conosco! 🙂

SE VOCÊ GOSTOU DESTE POST, CADASTRE-SE PARA ACOMPANHAR O BLOG  POR EMAIL NO LINK AO LADO DESTE POST
OU CLIQUE CURTIR NO FACEBOOK NA FAN PAGE ABAIXO, PARA LER NOTÍCIAS NA SUA PÁGINA: www.facebook.com/nutricionista.alinelamarco
 
Instagram: @nutri.aline