Uma das partes mais importantes na alimentação saudável é fazer lanches entre as refeições principais. Você já deve ter ouvido sobre comer a cada 3 horas e aí entram duas questões muito importantes que eu gostaria de abordar:
1- O que é um lanche?
É uma refeição feita entre as refeições principais, cada indivíduo tem suas necessidades conforme idade, peso, atividade física, mas poderíamos propor, por exemplo que um lanche fosse 1 iogurte 0% de gordura (fonte de cálcio) e uma fruta.
O que quero dizer com isso é que um lanche deve ser uma refeição pequena, saudável e isolada. Beliscar a tarde toda não é fazer um lanche e , sim, beliscar. E está totalmente contra-indicado. O lanche deve ser feito numa pequena pausa, em que o indivíduo presta atenção no que está comendo, mastiga , senta e se alimenta.
Um pacote de bolacha ao assistir televisão não é um lanche, experimentar as comidas enquanto se cozinha não é um lanche… Quem como distraído come mais e pior.
2- Por que preciso fazer um lanche?
Um lanche mantém a glicemia estável, diminui o stress e melhora o humor. Com a glicemia mais estável, você sentirá menos fome na próxima refeição. Além do mais, quando seu corpo quanto fica muitas horas em jejum, ele entra numa espécie de “modo de emergência”, no qual seu metabolismo fica mais lento, para economizar energia. E não é isso o que você quer, é? Um metabolismo mais lento e mais fome na hora de se alimentar?
Muitas horas em jejum podem levar também ao catabolismo muscular, onde o corpo usa suas reservas para obter energia. Você quer perder músculos?
Então, qual será seu lanche hoje? Existem opções muito práticas para levar na bolsa ou deixar no escritório 😉
SE VOCÊ GOSTOU DESTE POST, CADASTRE-SE PARA ACOMPANHAR O BLOG  POR EMAIL NO LINK AO LADO DESTE POST
OU CLIQUE CURTIR NO FACEBOOK NA FAN PAGE ABAIXO, PARA LER NOTÍCIAS NA SUA PÁGINA: www.facebook.com/nutricionista.alinelamarco
 
Instagram: @nutri.aline