*Adaptado de “Indika bem”
É muito importante que o jantar da véspera de uma prova (ou de um treino intenso), seja bem rico em carboidratos. É importante, ainda, diferenciar entre os carboidratos.
É importante tornar a absorção destes carboidratos mais lenta, consumindo, por exemplo massas integrais acompanhadas de proteínas, sanduíches de pão integral… Estes alimentos ajudarão a encher os estoques de energia para a prova do dia seguinte.
Se as massas não forem integrais, é possível que a idéia não funcione e você só abasteça seus estoques de gordura. Esse processo se explica simplesmente porque os alimentos integrais possuem baixa velocidade de absorção, ou seja, enquanto dormimos nosso organismo irá utilizar a energia do carboidrato de comemos no jantar e poupará a energia estocada (glicogênio muscular), processo que não ocorre com os alimentos refinados (massas com farinha branca).Logo, assim que acordar para a prova seus estoques de energia estarão preservados.
No dia da prova, priorize nessa primeira refeição (pelo menos 2 horas antes da prova) alimentos ricos em carboidratos integrais (batata doce, pão 100% integral, frutas,…) e alimentos ricos em proteína magra (ovo, peito de peru, frango desfiado,…) e não se esqueça da hidratação.
Imediatamente antes da prova, aí sim aqueles alimentos refinados com absorção mais rápida são até indicados, como por exemplo: barrinhas de cereais, bananinha, uva passas. Enfim, eles lhe fornecerão energia para os próximos 50 minutos pelo menos.
Para você que é esportista, uma boa alimentação preparatória pode fazer a diferença entre você concluir ou não uma prova, ou se você já possui experiência nesse tipo de prova e luta contra os seus tempos, essa alimentação pode minimizar as possíveis perdas de massa muscular e melhora no desempenho.
Boa prova! 🙂
*Adaptado de “Indika bem”
SE VOCÊ GOSTOU DESTE POST, CADASTRE-SE PARA ACOMPANHAR O BLOG POR EMAIL NO LINK AO LADO DESTE POST
OU CLIQUE CURTIR NO FACEBOOK NA FAN PAGE ABAIXO, PARA LER NOTÍCIAS NA SUA PÁGINA: www.facebook.com/nutricionista.alinelamarco
Instagram: @nutri.aline
Deixar um comentário