Um estudo realizado pela Universidade de Toronto, no Canadá, e publicado pela Sociedade Americana de Ciências Nutricionais (The American Society for Nutritional Sciences) em maio de 2005, mostrou que a substituição de carboidrato por proteina na dieta diária ajuda a reduzir a obesidade abdominal na população. Vários grupos étnicos foram pesquisados neste estudo obtendo-se um resultado semelhante em todos.
Substituir 5 colheres de sopa de arroz ou 1 prato cheio de massa por 1 filé de frango ou de carne ajuda pessoas saudáveis a manter a linha e evitar o acúmullo de gordura visceral. Esta gordura, que se deposita nos órgãos internos, está relacionada com doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes, além de deixar o abdomen inflado e inestético, o temido barrigão.
Para se evitar o ganho de peso, que vem com o passar dos anos e a redução da atividade física, é essencial incorporar a dupla filé e folhas no cardápio diário e reduzir o consumo de carboidratos como arroz, batata, pães e massa. Legumes, verduras, leguminosas (como os feijões) e frutas fornecem carboidratos, muitas vitaminas e minerais, são pobres em calorias e ricos em fibras. A silhueta e a saúde agradecem.
Fonte: The American Society for Nutritional Sciences J. Nutr. May 2005
Pelo que sei, as frutas possuem um alto teor de carboidratos, que, se consumidos no período noturno, podem aumentar o acúmulo de gordura. Correto ou não?
Eu indico que sejam consumidas ao longo do dia e para o período noturno, mais proteínas como iogurte light, carnes, saladas.